O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada

Autores

  • Michael Hermann Garcia Teixeira

Palavras-chave:

Ensino de Fí­sica, Contextualização, Fogão/Forno Solar, Enculturação cientí­fica

Resumo

A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Fí­sica, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação cientí­fica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empí­rico dos discentes sobre os conteúdos cientí­ficos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Michael Hermann Garcia Teixeira. (2020). O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a fí­sica enculturada e contextualizada . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(9). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006