GRUPO FOCAL NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: a cozinha como metadisciplina

Autores

  • Michael Hermann Garcia Teixeira

Palavras-chave:

Grupo Focal, Cozinha, Interdisciplinaridade, Educação Quí­mica, Metadisciplina

Resumo

O presente artigo reflete sobre metadisciplina como método e espaço transversal de
ensino, além de vislumbrar pontes interdisciplinares entre espaços não formais e
disciplina na área das Ciências como a Quí­mica. O grupo focal foi o método
procedimental qualitativo de escolha, Juntamente com a pesquisa bibliográfica. Observouse
que o processo, tanto de letramento, quanto de enculturação foram evidenciados e
demonstrados pelos discentes, que compreenderam os conteúdos de Quí­mica fora dos
compêndios tradicionais. O espaço não formal, conformado pela "˜cozinha"™ da escola em
questão, constituiu-se como espaço transversal, mas contextualizado e adicionado como
parte da metodologia que foi utilizada para agregar conteúdos de Quí­mica, História e
técnicas de Gastronomia tradicional e molecular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Michael Hermann Garcia Teixeira. (2020). GRUPO FOCAL NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: a cozinha como metadisciplina. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(2). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/489