O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada
Palavras-chave:
Ensino de Física, Contextualização, Fogão/Forno Solar, Enculturação científicaResumo
A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Física, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação científica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empírico dos discentes sobre os conteúdos científicos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.