O PENSAMENTO FREIREANO: uma análise das práticas da educação profissional na campanha de pé no chão também se aprende a ler

Autores

  • Walkyria de Oliveira Rocha Teixeira
  • Frankileide Carlos
  • Lenina Lopes Soares Silva

Palavras-chave:

Pensamento freireano, Campanha de pé no chão, Educação profissional

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, materializada na década de 1960, em razão de um compromisso firmado durante o processo eleitoral para o executivo municipal na cidade de Natal/RN. A proposta do movimento era alfabetizar crianças e adultos excluí­dos do processo de ensino, possuindo ainda outros desdobramentos. Desta feita, o trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de uma metodologia com enfoque de abordagem qualitativa, a fim de apreender a realidade vivenciada pelos alunos da campanha de forma crí­tica e reflexiva. Como embasamento teórico-metodológico, dialoga-se com o pensamento de diversos estudiosos no intuito de averiguar em que medida as práticas pedagógicas adotadas no perí­odo, contribuí­ram para formação profissional dos seus alunos, uma vez que a educação profissional correspondia a uma das fases da Campanha.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Walkyria de Oliveira Rocha Teixeira, Frankileide Carlos, & Lenina Lopes Soares Silva. (2020). O PENSAMENTO FREIREANO: uma análise das práticas da educação profissional na campanha de pé no chão também se aprende a ler . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(9). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1008