FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira
  • Maria Cristina Antunes Belucar

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Professores, Formação

Resumo

Neste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituí­da numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crí­tica e contí­nua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira, & Maria Cristina Antunes Belucar. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058