O DEBATE NA ESCOLA: do planejamento para a produção do gênero numa perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Elaine Cristina Forte-Ferreira
  • Fernanda Botelho

Palavras-chave:

Planejamento, Gênero debate, Interdisciplinaridade, Ensino

Resumo

Este artigo objetiva propor atividades para auxiliar o planejamento do gênero debate, numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa, de natureza qualitativa, com nuances de pesquisa-ação, tem como sujeitos uma turma do 6º e uma turma do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas de Fortaleza - Ce, Brasil. A coleta de dados ocorreu com visitas í s escolas, nas quais foi possí­vel realizar o registro em áudio e ví­deo das produções textuais orais dos alunos, que foram transcritas. Utilizamos três aulas para demonstrar que o ensino da lí­ngua oral pode ser realizado em todas as áreas a partir de atividades de planejamento da produção do gênero. Partimos dos marcadores conversacionais, que constituem um dos elementos em que os alunos apresentaram dificuldade quanto à sua utilização durante a elaboração do debate. Chegamos à conclusão de que este elemento pode e deve ser parte do planejamento deste gênero e, com isso, elaboramos uma sí­ntese de roteiro para o ensino do debate em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Elaine Cristina Forte-Ferreira, & Fernanda Botelho. (2020). O DEBATE NA ESCOLA: do planejamento para a produção do gênero numa perspectiva interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1059