PROJETO CINE PATRIMONIAL: construindo alternativas de diálogos entre museus e comunidades na Paraí­ba

Autores

  • Ana Carolina Monteiro Paiva
  • Rozeane Albuquerque Lima

Palavras-chave:

Cine Patrimonial, Educação Patrimonial, Cultura, Comunidade

Resumo

Este artigo é um relato de experiências do projeto de extensão Cine Patrimonial, que ocorreu no Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), pertencente à Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), entre novembro de 2014 e dezembro de 2015. O objetivo principal do projeto era aproximar a comunidade do museu promovendo debates sobre cultura e patrimônio. Aportando-nos de conceitos e metodologias usadas na Educação Patrimonial, notadamente em Maria de Lourdes Parreiras Horta, e de noções de cultura que nos aproximaram de Bronislaw Malinowski e Clifford Geertz. Realizamos dez sessões do Cine, das quais cinco ocorreram no espaço do próprio museu e as outras cinco foram itinerantes, levando o debate para além dos espaços da cidade de Campina Grande – PB. O Cine atingiu um público que chegou a ter mais de 80 pessoas em algumas sessões, atingindo os resultados almejados: levar a comunidade para conhecer o museu e trocar ideias sobre patrimônio, cultura e preservação.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Ana Carolina Monteiro Paiva, & Rozeane Albuquerque Lima. (2020). PROJETO CINE PATRIMONIAL: construindo alternativas de diálogos entre museus e comunidades na Paraí­ba . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1066