DIALOGANDO COM PROFESSORES: enfoque na avaliação/reflexão da ação

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa
  • Camila Boszko

Resumo

O presente trabalho consiste em uma discussão referente ao processo de reflexão associada à prática pedagógica, com ênfase no uso de diários como alternativa. A atenção esteve em investigar professores da área de Ciências sobre o modo como avaliam sua ação pedagógica. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com dez professores que atuam na rede pública e na privada de ensino em municí­pios do Rio Grande do Sul. Os questionamentos objetivaram compreender a realidade da prática dos professores quanto aos processos que envolvem avaliações e reflexões da própria prática, bem como caracterí­sticas quanto à sua formação. Os resultados, de acordo com a fala dos entrevistados, apontam para a presença de um processo reflexivo; entretanto, sem a utilização de instrumentos especí­ficos, como os diários. Dentre as razões apontadas, identifica-se a falta de tempo para realizar esses registros em virtude do contingente de múltiplas tarefas vivenciado nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Cleci Teresinha Werner da Rosa, & Camila Boszko. (2020). DIALOGANDO COM PROFESSORES: enfoque na avaliação/reflexão da ação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1663