FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu

Autores

  • Raquel Maia Ferreira Arvelos
  • Laura Janaina Dias Amato

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientí­fica, vinculada ao projeto "Construção crí­tica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do municí­pio de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propí­cio para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partí­cipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Raquel Maia Ferreira Arvelos, & Laura Janaina Dias Amato. (2020). FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(15). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688