A CONSTRUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo a partir do comportamento de crianças em fase pré-escolar

Autores

  • Helena Ferreira Duarte
  • Lia Pinheiro Barbosa

Resumo

Neste estudo, pretendemos analisar as relações entre o comportamento de crianças em fase pré-escolar e concepções de gênero formulados no perí­odo da infância, tendo como atores principais crianças entre 4 e 5 anos. Iniciamos com observação em sala de aula, numa escola localizada no municí­pio de Crato-CE. Partimos do entendimento do patriarcado enquanto uma arma de fortalecimento da sociedade capitalista. Nosso estudo se refere ao entendimento da lí­ngua enquanto processo de transformação e construção contí­nua, possibilitadora de conversões sociais e humanas e das concepções de gênero enquanto relações sociais e históricas. Como metodologia partimos da observação participante, realizando registros em Diário de Campo, a partir da escuta de crianças, além de fotografias e gravadores. Por fim, essa pesquisa anseia avolumar o debate em torno da utilização prática da fala infantil, como mola propulsora de reconstrução e desconstrução de ações docentes, contribuir com a análise do potencial pedagógico enquanto ferramenta para construção de uma sociedade mais igualitária, a partir da Educação Infantil frente a estrutura patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Helena Ferreira Duarte, & Lia Pinheiro Barbosa. (2020). A CONSTRUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo a partir do comportamento de crianças em fase pré-escolar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(15). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1690