A CONSTRUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo a partir do comportamento de crianças em fase pré-escolar
Resumo
Neste estudo, pretendemos analisar as relações entre o comportamento de crianças em fase pré-escolar e concepções de gênero formulados no período da infância, tendo como atores principais crianças entre 4 e 5 anos. Iniciamos com observação em sala de aula, numa escola localizada no município de Crato-CE. Partimos do entendimento do patriarcado enquanto uma arma de fortalecimento da sociedade capitalista. Nosso estudo se refere ao entendimento da língua enquanto processo de transformação e construção contínua, possibilitadora de conversões sociais e humanas e das concepções de gênero enquanto relações sociais e históricas. Como metodologia partimos da observação participante, realizando registros em Diário de Campo, a partir da escuta de crianças, além de fotografias e gravadores. Por fim, essa pesquisa anseia avolumar o debate em torno da utilização prática da fala infantil, como mola propulsora de reconstrução e desconstrução de ações docentes, contribuir com a análise do potencial pedagógico enquanto ferramenta para construção de uma sociedade mais igualitária, a partir da Educação Infantil frente a estrutura patriarcal.