ESTUDO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcelo Alves Coppi
  • Clarilza Prado de Sousa

Resumo

A alfabetização cientí­fica está relacionada com o entendimento público dos conhecimentos cientí­ficos e tecnológicos que são capazes de capacitar a população para atuar como cidadãos. O presente estudo, teve por objetivo avaliar a alfabetização cientí­fica dos alunos concluintes da terceira série do ensino médio de um colégio particular de São Paulo. Participaram da pesquisa 123 alunos, os quais responderam ao Teste de Alfabetização Cientí­fica Básica (TACB). A análise revelou que apenas 55 alunos foram considerados cientificamente alfabetizados. Os resultados evidenciaram uma superioridade de acertos nos itens da dimensão do conhecimento do conteúdo da ciência em relação aos itens das dimensões da natureza da ciência e do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. Conclui-se ser pertinente uma revisão nos planos de ensino das disciplinas cientí­ficas do colégio, com a finalidade de melhor preparar os alunos para todas as dimensões, da alfabetização cientí­fica, propostas.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Marcelo Alves Coppi, & Clarilza Prado de Sousa. (2020). ESTUDO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DE SÃO PAULO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(15). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1696