AVALIAÇÃO DO ENADE:
considerações sobre CTS e educação matemática crítica (2014 - 2017)
Palavras-chave:
Formação de Professores; Educação CTS; Educação Matemática Crítica.Resumo
A Formação do docente no Brasil, assim como em outras áreas é, analisada mediante a aplicação de um instrumento de avaliação denominado ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Espera-se que a Formação do futuro docente esteja alinhada ao que recomendam as diretrizes que orientam a estruturação dos cursos de nível superior, neste caso, as licenciaturas. Espera-se contanto que as avaliações estejam alinhadas as novas teorias e estudos da área específica. Para tal, emerge a questão norteadora deste estudo: Como o Enade para os egressos de Licenciatura em Matemática apresenta ou não as questões relativas a Educação CTS? As questões apresentadas no Enade primam por auxiliar a construção da criticidade, nos moldes do que recomenda a Educação Matemática Crítica?. Para responder a estas questões, este estudo pretende avaliar as avaliações do ENADE de 2014 e 2017, visto que somente a partir de 2014 a avaliação para licenciatura passa a ser separada do bacharelado. Este trabalho insere-se nos moldes da pesquisa qualitativa e utiliza da análise documental como procedimento. Feitas as análises, observa-se, mesmo com todo o avanço, que ainda há um distanciamento significativo no que se espera do futuro Professor tendo por base o que recomendam a Educação CTS e Educação Matemática Crítica.