AVALIAÇÃO DO ENADE:

considerações sobre CTS e educação matemática crí­tica (2014 - 2017)

Autores

  • Evonir Albrecht Universidade Federal do ABC
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Formação de Professores; Educação CTS; Educação Matemática Crí­tica.

Resumo

A Formação do docente no Brasil, assim como em outras áreas é, analisada mediante a aplicação de um instrumento de avaliação denominado ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Espera-se que a Formação do futuro docente esteja alinhada ao que recomendam as diretrizes que orientam a estruturação dos cursos de ní­vel superior, neste caso, as licenciaturas. Espera-se contanto que as avaliações estejam alinhadas as novas teorias e estudos da área especí­fica. Para tal, emerge a questão norteadora deste estudo: Como o Enade para os egressos de Licenciatura em Matemática apresenta ou não as questões relativas a Educação CTS? As questões apresentadas no Enade primam por auxiliar a construção da criticidade, nos moldes do que recomenda a Educação Matemática Crí­tica?. Para responder a estas questões, este estudo pretende avaliar as avaliações do ENADE de 2014 e 2017, visto que somente a partir de 2014 a avaliação para licenciatura passa a ser separada do bacharelado. Este trabalho insere-se nos moldes da pesquisa qualitativa e utiliza da análise documental como procedimento. Feitas as análises, observa-se, mesmo com todo o avanço, que ainda há um distanciamento significativo no que se espera do futuro Professor tendo por base o que recomendam a Educação CTS e Educação Matemática Crí­tica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Albrecht, E., & Maciel, M. D. . (2020). AVALIAÇÃO DO ENADE: : considerações sobre CTS e educação matemática crí­tica (2014 - 2017). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1891