EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS ESTUDANTES DA EJA:

a educação iguala as oportunidades?

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Igualdade de oportunidades, resgate social.

Resumo

Este artigo discute se a legislação educacional brasileira está sendo aplicada de maneira a cumprir o que ela própria determina em relação aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, ou seja, se é garantido aos jovens e adultos a igualdade das oportunidades de aprendizagem. Para tanto, o artigo apresenta um histórico dos aspectos legais e, portanto, dos direitos de aprendizagem de jovens e adultos, incluindo as formas de certificação. A partir desse histórico, verifica-se a demanda pela certificação. Além disso, apresenta-se a aplicação de ferramenta de ensino à distância, que permitem a discussão de um aspecto especí­fico da EJA.  Conclui-se que tais práticas promovem a aprendizagem dos conteúdos mais significativos, notadamente aqueles nos quais os estudantes demonstram maiores dificuldades de aprendizado, em especial nas áreas ade Ciências da Natureza e Matemática. A partir desse panorama, discutem-se possí­veis novos caminhos para o ensino, aprendizagem e certificação na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, é professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Associada í  Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Cientí­fica, Fontes de Informação Cientí­fica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Saenger, P. H., & Fontoura Teixeira, M. do R. (2020). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS ESTUDANTES DA EJA: : a educação iguala as oportunidades?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2180