A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FENÔMENO COMPLEXO:

em defesa de sua instabilidade conceitual

Autores

Palavras-chave:

; conceito

Resumo

Este ensaio se propõe a realizar um aprofundamento teórico acerca das questões conceituais que envolvem a interdisciplinaridade, considerando sua instabilidade conceitual como um princí­pio. Para tal, apresentamos inicialmente um resgate histórico sobre o termo, abordando aspectos que discorrem sobre as suas origens até chegarmos ao contexto contemporâneo. Em um segundo momento, apresentamos aspectos relativos a distinção dos termos "multidisciplinar", "pluridisciplinar", "interdisciplinar" e "transdisciplinar" perspectivando contribuir para qualificar nossa leitura acerca deste fenômeno complexo. Trabalhamos com o pressuposto de que a interdisciplinaridade se trata de uma produção conceitual em movimento, na qual, o gerúndio coletivo representa uma de suas possibilidades fundantes de existência, em um constante "fazendo", condição esta que tem como ponto de partida, toda a tradição já construí­da acerca desse fenômeno.

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Biografia do Autor

Ricardo Rezer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS- UFPel

Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Rech, J., & Ricardo Rezer. (2020). A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FENÔMENO COMPLEXO: : em defesa de sua instabilidade conceitual. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2198