CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
ressignificação, currículo, formação de professoresResumo
O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currículo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currículo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currículo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princípio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possível a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluímos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.