CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

ressignificação, currí­culo, formação de professores

Resumo

O objetivo geral desta investigação-formação-ação (IFA) centra-se na análise das concepções de currí­culo dos licenciandos em Ciências Biológicas em formação inicial, considerando-se a questão: "Que indí­cios de constituição do conceito de currí­culo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, evidenciam-se no processo IFA?". Trata-se de uma pesquisa em educação de abordagem qualitativa, sobre concepções de currí­culo, bem como suas implicações na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foi desenvolvida através da investigação-ação, buscando a análise do modelo e dos processos de formação de professores, visando a transformação das concepções de currí­culo. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD), como princí­pio metodológico para analisar e interpretar os dados e foi possí­vel a proposição de 4 ciclos reflexivos. Concluí­mos que a utilização da IFA é de extremo valor no processo de formação, pois influencia os licenciandos a tornarem-se professores pesquisadores e principalmente questionadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciara Lais Borgartz, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Rubia Emmel, Instituto Federal Farroupilha

Professora da área de Pedagogia no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Santa Rosa. Professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS). Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUí); Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUí); Licenciatura em Pedagogia (SETREM).

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Lais Borgartz, T., & Emmel, R. (2020). CICLOS REFLEXIVOS NA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2203