A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.

Resumo

O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do perí­odo, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princí­pio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes perí­odos.  Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e iní­cio do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Souza Bulgareli, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANí-UNESPAR

Possui formação superior no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, campus Paranavaí­, na qual, atualmente é acadêmico do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Com atuação na área da docência, está estabelecido como docente efetivo da Educação Básica - Ensino Fundamental I, no municí­pio de Paraí­so do Norte, PR. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC (Unespar).

Conceição Solange Bution Perin, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANí-UNESPAR

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Estágio na Universidade de Salamanca (2017). Atualmente é professora efetiva (Adjunto A) do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR;campus de Paranavaí­ç professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - campus/Paranavaí­. É lí­der do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, integra o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM. Faz parte do Grupo GEMYR - Grupo de Estudios Medievales y Renascentistas - Madri- Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. Na Educação Superior a experiência é na formação de professores. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados em Educação, Ensino, História da Educação e Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Campos, T. G. C., Bulgareli, P. S. S., & Perin, C. S. B. . (2020). A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249