A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.

Resumo

Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental.  Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos  autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construí­da.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do norte – UERN. Professora da educação básica do muní­cipio de Belém do Brejo do Cruz –PB.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorado em educação pela USP. Professora adjunto IV do curso de pedagogia, do departamento de educação/CAPF - campus avançado de pau dos ferros/UERN. Professora permanente do programa de pós-graduação em ensino – PPGE/UERN.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

de Araújo, M. J., & Maria da Conceição Costa. (2021). A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876