A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.Resumo
Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental. Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construída.