A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS

Autores

Palavras-chave:

Alunos DV; Educação inclusiva; Polí­tica institucional; Humanização

Resumo

Este estudo trata da inclusão de educandos com deficiência visual no Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco e tem por objetivo analisar como os professores se percebem no processo de inclusão didático-pedagógico de alunos com deficiência visual. O estudo tem como teoria base a tendência pedagógica humanista e libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa empregada orienta-se pela abordagem qualitativa, com a pesquisa de campo, utilizando-se do estudo de caso e do grupo focal. O estudo aponta como resultado fundamental que a inclusão dos educandos PcD/DV no IFAC /CRB ocorre de forma fragmentada, sem planejamento, de forma emergencial e paliativa.

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Biografia do Autor

Antonia Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Cesar Gomes de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Doutor em Ensino pelo IOC - Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2017). Mestrado acadêmico em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS (2008); aperfeiçoamento em Ciências, Tecnologia e Educação na Amazônia pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2013), pós-graduação (lato sensu - especialização) em Gestão Econômica e Financeira pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP (2002) e graduação em Ciências Contábeis (2000) e em Administração (2002) pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP. Docente efetivo na área de Administração do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Valdirene Nascimento da Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Mestra em letras: linguagem e Identidade - UFAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especializações em: Pedagogia Gestora. Lí­ngua Brasileira de Sinais e Tecnologias em Educação - PUC/Rio. Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Diniz, A., Gomes de Freitas, C., & Nascimento da Silva Oliveira, V. . (2021). A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909