AS IMPRESSÕES DOS AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS NO BRASIL SOBRE AS TECNOLOGIAS MÓVEIS UTILIZADAS

Autores

Palavras-chave:

Atenção primária a saúde, Atenção básica, Agente de combate í  endemias, Sistemas de saúde, Aplicativos de saúde

Resumo

Esse estudo tem por objetivo analisar as opiniões dos Agentes Combate à Endemias (ACE), quanto ao uso de softwares ou aplicativos voltados ao seu ambiente de trabalho. Refere-se a um estudo de caso com um questionário desenvolvido no Google Forms e divulgado em sites e redes sociais voltados para ACE. Os resultados alcançaram ao todo, 148 ACE, localizados em 22 estados e o Distrito Federal. Sendo que apenas 18.9% desses ACE informaram o uso da tecnologia para coletar os dados de campo. Enquanto, a grande maioria ainda não utiliza um aplicativo ou sistema especí­fico, há pelo menos um smartphone ou tablet que auxilia nas suas atividades. Por fim, a utilização desses aplicativos apresenta-se muito precoce para ACE. Por isso esse estudo enfatiza a implantação e investimentos de tais ferramentas para aprimorar os pilares da Estratégia da Saúde da Famí­lia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Douglas Lima Abreu, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Doutorando em Engenharia Biomédica. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Mogi das Cruzes (2015) e mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018).

Nicoli Berti Zannin, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestranda em Engenharia Biomédica. Possui graduação em Educação fí­sica Bacharelado - Clube Náutico Mogiano (2014) e graduação em Educação fí­sica licenciatura - Clube Nautico Mogiano (2013). Tem experiência na área de Educação Fí­sica. Participou do Programa de Iniciação cientifica, pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano no ano de 2013.

Silvia Cristina Martini, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado (1999), doutorado (2004) e pós-doutorado (2205) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisadora e professora auxiliar ní­vel pca-4 da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e coordenadora do Programa de Iniciação Cientí­fica (PIC) da Faculdade Clube Náutico Mogiano (FCNM). 

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Abreu, F. D. L., Zannin, N. B., & Martini, S. C. (2021). AS IMPRESSÕES DOS AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS NO BRASIL SOBRE AS TECNOLOGIAS MÓVEIS UTILIZADAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2996