A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Ensino de F´ísica, MapeamentoResumo
Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Física normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Física dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.