A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de F´í­sica, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Fí­sica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Fí­sica normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Fí­sica dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Félix dos Santos, Grupo Educacional IBRA

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Fí­sica (FACUMINAS) Licenciado em Matemática (IBRA). Licenciando em Fí­sica (IBRA).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Félix dos Santos, V., & Madruga, Z. E. de F. (2021). A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088