A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de F´í­sica, Mapeamento

Resumo

Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Fí­sica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Fí­sica normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Fí­sica dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.

Downloads

Biografia do Autor

Vladimir Félix dos Santos, Grupo Educacional IBRA

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Fí­sica (FACUMINAS) Licenciado em Matemática (IBRA). Licenciando em Fí­sica (IBRA).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Félix dos Santos, V., & Madruga, Z. E. de F. (2021). A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088