O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola; Fí­sica; Amazônia Marajoara.

Resumo

O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de fí­sica no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no municí­pio de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar fí­sica, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de fí­sica demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karley dos Reis Ribeiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Tradução e Interpretação do Inglês e Português pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Graduado em Letras – Lí­ngua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente é Professor de Lí­ngua Inglesa do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra (SEMED/PA).

Audenize Ferreira Serra, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Ciências Naturais - Habilitação em Fí­sica pela Universidade do Estado do Pa´rá - UEPA

Madiel Ribeiro Ribeiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduado em Ciências Naturais - Habilitação em Fí­sica pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

dos Reis Ribeiro, K., Ferreira Serra, A., & Ribeiro Ribeiro, M. (2021). O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104