O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola; Física; Amazônia Marajoara.Resumo
O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de física no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no município de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar física, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de física demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.