CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Palavras-chave:
Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de CiênciasResumo
Este artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência.