NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

perspectivas inovadoras para o ensino de ciência

Autores

Palavras-chave:

Neurociências;, Ensino de Ciências;, Inovação Pedagógica.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientí­ficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientí­fico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Renan Brum Rodrigues, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Ciências da Natureza - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Foi Bolsista Residente pelo Programa de Residência Pedagógica (CAPES); bolsista de Iniciação Cientí­fica PIBIC/CNPq; e PDA/UNIPAMPA.

Ronan Moura Franco, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor da Educação Básica. Graduado em Ciências da Natureza - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa. Especialização em Neurociência aplicada í  Educação. Mestre em Ensino de Ciências (UNIPAMPA) e doutorando em Educação em Ciências (UNIPAMPA).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Mestre e doutora em Educação. Professora Associada II da Universidade Federal (UNIPAMPA), atua em cursos de licenciaturas e na Pós-Graduação Educação em Ciências: quí­mica da vida e saúde (PPGECQVS), no campus Uruguaiana, e na Pós-Graduação em Ensino - PPGE, campus Bagé. É lí­der do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Coordenadora e professora da Especialização Neurociência aplicada í  Educação - UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Rodrigues, A. R. B., Franco, R. M., & Mello, E. M. B. . (2021). NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156