ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática

Autores

Palavras-chave:

EMITec; Polí­tica curricular; Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a polí­tica curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indí­cios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empí­rico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no ní­vel de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da polí­tica curricular para o EMITec.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudite Fernandes Carneiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Ensino.

Benedito Gonçalves Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).  

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

Eudite Fernandes Carneiro, & Benedito Gonçalves Eugenio. (2021). ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220