ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
recontextualização da política curricular no contexto da prática
Palavras-chave:
EMITec; Política curricular; Prática PedagógicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indícios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empírico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no nível de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da política curricular para o EMITec.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.