NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

Resumo

Esta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currí­culo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construí­mos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituí­ram, interconectando com a escolha profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Caroline Dias Machado, Universidade Federal da Fronteira - UFFS

Acadêmica de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul –Campus Cerro Largo – RS. Bolsista FAPERGS/PROBIC.

Riceli Gomes Czekalski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul –Campus Cerro Largo – RS, Bolsista do PETCiênciasSESu – FNDE/MEC. 

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação nas Ciências. Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da UFFS. Pesquisador Lí­der do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM/CNPq/UFFS. 

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Renata Caroline Dias Machado, Riceli Gomes Czekalski, & Roque Ismael da Costa Güllich. (2021). NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255