CURRÍCULO ETNOCULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

saberes tradicionais afro-brasileiros e indí­genas

Autores

Resumo

Este trabalho resultou do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Objetivou refletir sobre as contribuições das culturas afro-brasileira e indí­genas no setor agrí­cola, fornecendo subsí­dios cientí­ficos para o cumprimento das diretrizes curriculares sobre educação étnico-racial. Realizou-se pesquisa qualitativa e o método bibliográfico exploratório, articulados à análise documental incluindo-se os principais dispositivos legais, pesquisas e artigos cientí­ficos. Os resultados evidenciaram que a legislação da educação étnico-racial nas instituições possibilita as ações: polí­ticas de cotas raciais, formação de professores para a diversidade étnico-racial; criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indí­genas – NEABI, estí­mulo à pesquisa e extensão sobre conhecimento afro-brasileiro e indí­gena. A etnobotânica apontou que as plantas vão além de base alimentar. Utiliza-se na medicação, em rituais religiosos, com significação cultural de geração em geração pelas sementes crioulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keline Sousa Albuquerque Uchôa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Limoeiro do Norte. 

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em educação pela Universidade Estadual do Ceará. professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Canindé. 

Cleilson do Nascimento Uchôa, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutor em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras. Professor do Instituto Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Keline Sousa Albuquerque Uchôa, Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, & Cleilson do Nascimento Uchôa. (2021). CURRÍCULO ETNOCULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS: saberes tradicionais afro-brasileiros e indí­genas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3322