CURRÍCULO ETNOCULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
saberes tradicionais afro-brasileiros e indígenas
Resumo
Este trabalho resultou do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Objetivou refletir sobre as contribuições das culturas afro-brasileira e indígenas no setor agrícola, fornecendo subsídios científicos para o cumprimento das diretrizes curriculares sobre educação étnico-racial. Realizou-se pesquisa qualitativa e o método bibliográfico exploratório, articulados à análise documental incluindo-se os principais dispositivos legais, pesquisas e artigos científicos. Os resultados evidenciaram que a legislação da educação étnico-racial nas instituições possibilita as ações: políticas de cotas raciais, formação de professores para a diversidade étnico-racial; criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, estímulo à pesquisa e extensão sobre conhecimento afro-brasileiro e indígena. A etnobotânica apontou que as plantas vão além de base alimentar. Utiliza-se na medicação, em rituais religiosos, com significação cultural de geração em geração pelas sementes crioulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.