A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE

o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica

Autores

Resumo

Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar ní­tida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatielly Almeida Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Letras Português e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

Inalda Maria Duarte de Freitas, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutora em Ciências da Educação revalidado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Professora titular  da Universidade Estadual de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Tatielly Almeida Santos, & Inalda Maria Duarte de Freitas. (2021). A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE : o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3335