A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
o estágio supervisionado em diálogo com a residência pedagógica
Resumo
Esta investigação tem por finalidade analisar e tornar nítida a importância da pesquisa no processo de formação docente. Para tanto, a perspectiva do presente estudo, partiu do problema seguinte: Qual a relevância da articulação entre estágio curricular supervisionado-ECS e o Programa Residência Pedagógica-PRP? Nesse contexto, procurou-se colocar em discussão a notoriedade da articulação entre o ECS e o PRP, na prática da pesquisa, enfatizando a contribuição relevante de ambos atrelados à formação do professor pesquisador. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, enfatizando como o estágio com pesquisa pode contribuir significativamente no processo formativo docente, na medida que proporciona ao estagiário um olhar investigativo frente í s ações do professor. Conclui-se que o PRP figura como momento oportuno para aliar teoria à pesquisa e se construir um profissional reflexivo, e nesse sentido, estabelece um diálogo análogo com o estágio curricular supervisionado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.