IMPROVISAÇÃO TEATRAL ESPONTÂNEA PELO MÉTODO DE SPOLIN
um estudo de caso
Palavras-chave:
Arte Educação, Teatro, Viola Spolin, EspontaneidadeResumo
O proponente deste artigo tem como objetivo enfatizar a contribuição concisa do olhar do professor pesquisador das suas aulas, na disciplina Improvisação teatral pelo método de Viola Spolin. O docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei também abarca outros autores e ressalta a espontaneidade como elemento base da prática pedagógica. Ao cursar a disciplina de estágio no curso de Mestrado em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ e realizar a prática nas aulas de Improvisação Teatral, o proponente desta pesquisa percebeu a importância de fazer este recorte do seu estágio. O procedimento metodólogo foi uma pesquisa bibliográfica documental qualitativa. Partiu do estudo da metodologia teatral da autora Viola Spolin e da coleta de dados no campo. O resultado satisfatório trouxe a contribuição da visão do professor pesquisador da sua ação educativa.