PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA

imbricamento das memórias no fazer cotidiano

Autores

Palavras-chave:

Memória, Prática docente, Estágio, Práticas avaliativas

Resumo

Este artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente.

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Biografia do Autor

Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco, mestra em Educação Contemporânea pelo mesmo programa e pedagoga formada pela mesma instituição.

Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da mesma instituição. Participante do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais.

Lucinalva Andrade Ataí­de de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Azevedo, A. P. de L. A. ., Magalhães, P. M. V. dos S., & Almeida, L. A. A. de . (2021). PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346