UMA ESCUTA-TÁTIL NA SURDOCEGUEIRA

Autores

Palavras-chave:

Surdocegueira, Sistema Háptico, Imagem, Acessibilidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de acessibilidade no uso de vias sensoriais remanescentes e complementares. Participou do estudo, uma estudante surdocega pré-linguí­stica, usuária do sistema braille para leitura e escrita e da Libras háptica na comunicação receptiva, matriculada na primeira etapa do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, numa escola pública do Distrito Federal, em classe regular. Objetivamos perspectivar uma escuta-tátil na surdocegueira, por meio da proposição de uma estratégia didática pela criação artesanal do conteúdo. De modo a sustentar a hipótese, mobilizamos o método otobiográfico, proposto por Monteiro, a partir da abordagem teórica de Otobiografia de Derrida. A mediação da professora-guia, cruzou estratégias pedagógicas em uma combinação entre a legenda-braille e a libras-tátil. Mobilizamos no sistema háptico e na relação docente-discente, atitude de antecipação, que abriam espaços í s vivências, experimentadas em três ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Pereira de Alencar da Rocha, UNB

Professora Mestra em Educação pela UNB.  Especialista em Educação de Surdos. Pedagoga. Professora na função de guia-intérprete na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento, UNB

Professora Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasí­lia.

Emí­lia Carvalho Leitão Biato, UNB

Professora Doutora do Dep. de Odontologia e do PPGE–MP Universidade de Brasí­lia–UnB

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Rocha, B. P. de A. da ., Cader-Nascimento, F. A. A. A., & Biato, E. C. L. . (2021). UMA ESCUTA-TÁTIL NA SURDOCEGUEIRA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3347