MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ

Autores

Palavras-chave:

Estado do Pará, Escola de Tempo Integral, Estado da Questão

Resumo

Este artigo apresenta parte de um estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em ní­vel stricto sensu. Objetiva-se apresentar o mapeamento das produções acadêmicas sobre a escola de tempo integral realizadas sobre o estado do Pará, no perí­odo de 2010 a 2020 e contextualizá-las enquanto experiências indutoras da polí­tica de educação integral. Infere-se que a configuração da escola de tempo integral no estado do Pará apresenta-se como uma polí­tica educacional instituí­da nos marcos normativo como: PNE (2014-2024) e resoluções normativas (nº 002/2012-SEDUC). Considera-se necessário o rompimento da concepção da escola como solucionadora de problemas sociais, nas experiências das escolas de tempo integral, como na escola parcial, com vistas à promoção de uma "formação" humana menos "ressocializadora".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledyane Lopes Barbosa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Maria Lí­lia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFOPA. Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR-UFOPA).

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Barbosa, L. L., & Colares, M. L. I. S. . (2021). MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3351