OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO

Autores

Palavras-chave:

Castigos escolares, Civilização, Disciplina, Ordem, Violência

Resumo

Castigos escolares são práticas pedagógicas que procuram impor sobre os corpos métodos de punição e correção, legitimando-se no meio escolar e social a partir de discursos que priorizavam a manutenção da ordem, da moral e da disciplina. Assim, este estudo problematiza os castigos escolares como caminho para educar, disciplinar e para se atingir um modelo civilizatório idealizado no perí­odo Republicano. Objetivamos analisar os castigos escolares como estratégia disciplinar e como elementos que constituem a cultura escolar e social, visto o distanciamento entre as leis oficiais e as práticas submetidas. A metodologia constitui-se a partir de uma revisão bibliográfica acerca da temática tendo, por exemplo, Talita Dalcin (2005), Michel Foucault (2009), Pierre Bourdieu (1989) e Margareth Rago (2015). Desse modo, entendemos os castigos escolares como atos de violência que acabam por legitimar a opressão, a submissão e o medo.

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Biografia do Autor

Gerlândia da Rocha Luz, Universidade Estadual do Piauí­

Graduanda em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Piauí­-UESPI. cursando o oitavo perí­odo.

Paula Katharina Araújo Sousa, UESPI

Graduanda em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Piauí­-UESPI, cursando o oitavo perí­odo.

Salânia Maria Barbosa Melo, UESPI

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Mestrado em Educação pela UFPI e Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará -UFC-(2009). Pós-doutora pela Universidade Federal da Paraí­ba.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Luz, G. da R., Sousa, P. K. A. ., & Melo, S. M. B. . (2021). OS CASTIGOS ESCOLARES NO IDEÁRIO REPUBLICANO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3366