FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
políticas, processos e práticas
Palavras-chave:
Alfabetização, Formação de professores, Políticas de alfabetizaçãoResumo
Este artigo refere-se à pesquisa em andamento que trata da formação de professores alfabetizadores, tendo como objetivo compreender e analisar a perspectiva de um grupo de formadoras de uma rede municipal de ensino da Grande São Paulo e os desafios diante das mudanças propostas por diferentes programas governamentais. As análises fundamentam-se em autores que tratam do tema, compreendendo a alfabetização como práxis pedagógica, inserindo docentes e estudantes no contexto de uma educação integral, estimulando a reflexão e a autonomia do pensamento. Conclui-se que, apesar de reconhecer os diversos elementos que entram em cena nos processos de alfabetização, a descontinuidade dos programas de formação, bem como o caráter ideológico e ultraconservador da atual Política Nacional de Alfabetização, interferem diretamente na formação e na profissionalização docente, comprometendo o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita.