FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

polí­ticas, processos e práticas

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de professores, Polí­ticas de alfabetização

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa em andamento que trata da formação de professores alfabetizadores, tendo como objetivo compreender e analisar a perspectiva de um grupo de formadoras de uma rede municipal de ensino da Grande São Paulo e os desafios diante das mudanças propostas por diferentes programas governamentais. As análises fundamentam-se em autores que tratam do tema, compreendendo a alfabetização como práxis pedagógica, inserindo docentes e estudantes no contexto de uma educação integral, estimulando a reflexão e a autonomia do pensamento. Conclui-se que, apesar de reconhecer os diversos elementos que entram em cena nos processos de alfabetização, a descontinuidade dos programas de formação, bem como o caráter ideológico e ultraconservador da atual Polí­tica Nacional de Alfabetização, interferem diretamente na formação e na profissionalização docente, comprometendo o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Rosariane Gláucia Mendonça Campos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP. Possui mestrado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO.

Elisabete Ferreira Esteves Campos, UMESP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo-USP. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP. Lí­der do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais de Educação" e lí­der do Grupo de Estudos Paulo Freire.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Campos, R. G. M., & Campos, E. F. E. . (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: polí­ticas, processos e práticas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3369