INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

compreensões a partir de publicações do ano de 2020

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem;, Educação;, Interdisciplinaridade.

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo sobre interdisciplinaridade em instituições de ensino tendo como objetivo realizar um exercí­cio de análise em um grupo de doze artigos desenvolvidos sobre o tema, buscando responder a pergunta "que impactos as teorias de Japiassú e Fazenda exercem na compreensão de outros autores a respeito do tema interdisciplinaridade?". Buscou-se apresentar as ideias mais relevantes de cada artigo e uma análise utilizando como embasamento teórico os conceitos de Japiassú (1976; 1994) e Fazenda (2008; 2011). Constatamos nos artigos analisados que a interdisciplinaridade fundamenta-se desde os cursos de formação docente, a fim de superar o dualismo entre teoria e prática, conhecimento e realidade, buscando integrar os diferentes saberes com base no diálogo, almejando a aproximação das disciplinas e as opiniões dos autores convergem para o fato que ela viabiliza a integração dos conhecimentos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Labres Flugseder, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora de Matemática do Colégio Sinodal Tramandaí­ (Tramandaí­/RS). E

Adriana Dada de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora de Matemática da Rede Pública Estadual, Osório, RS, Brasil. 

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul

Bacharel e Licenciado em Quí­mica. Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Professor do IFSul, professor permanente dos programas PPGECE (FURG), PPGQ (UFPEL) e PPGEC (UFRGS). Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Quí­mica. 

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Labres Flugseder, R., Dada de Andrade, A., & Maciel Ribeiro, M. E. (2021). INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: compreensões a partir de publicações do ano de 2020. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3409

Edição

Seção

Artigos