CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

Autores

  • Hilda Mara Lopes Araújo Universidade Federal do Piauí­
  • Ronaldo Matos Albano Universidade Federal do Piauí­
  • Gabriel Nunes Lopes Ferreira Universidade Federal do Piauí­

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como o Programa de Educação Tutorial vem contribuindo na qualidade da formação inicial dos estudantes de Pedagogia da UFPI participantes do Programa, considerando a construção da autonomia, a apreensão de saberes da docência e a unidade teoria-prática na formação do professor. Esta investigação se fundamentou em uma pesquisa qualitativa pela qual foi possí­vel observar, registrar, analisar e ordenar os dados, considerando as falas desveladas dos interlocutores participantes deste estudo. Em articulação com a construção da autonomia docente incluí­mos os saberes da docência reconhecidos como aqueles necessários ao exercí­cio do ser professor. Os resultados apontam que o uso do método tutorial fortalece a autonomia dos estudantes, autorizando-os na tomada de decisões com segurança, assim como favorece a compreensão e a construção profissional e pessoal do futuro professor no decurso de sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Mara Lopes Araújo, Universidade Federal do Piauí­

Doutora em Educação. Professora Associado I – DMTE/CCE/UFPI e Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/FNDE/MEC

Ronaldo Matos Albano, Universidade Federal do Piauí­

Doutor em Psicologia Social. Professor Adjunto III – CEAD/Universidade Federal do Piauí­.

Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Universidade Federal do Piauí­

Doutor em Educação. Professor Adjunto I – DMTE/CCE/ Universidade Federal do Piauí­. 

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Hilda Mara Lopes Araújo, Ronaldo Matos Albano, & Gabriel Nunes Lopes Ferreira. (2021). CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3631

Edição

Seção

Dossiê