PET CEILÂNDIA

dialogicidade para servir à diversidade

Autores

  • Michelle Zampieri Ipolito
  • Daniel Perdigão Universidade de Brasí­lia - UNB

Resumo

O grupo PET Ceilândia foi criado para atuar junto a comunidades populares, sejam urbanas, do campo ou em situação de vulnerabilidade, inclusive quilombolas ou indí­genas, tendo a incumbência de se voltar ao reconhecimento, ao atendimento e à valorização da diversidade social. Este estudo de caso busca mostrar as particularidades da trajetória do grupo desde a sua criação, há oito anos, com especial atenção í s atividades que mais aderem í s obrigações legais do grupo. As atividades são analisadas sob referenciais da educação tutorial e de Paulo Freire. Percebe-se que o grupo PET Ceilândia adota uma educação tutorial efetiva, calcada na dialogicidade, na problematização e no respeito aos estudantes tutorados, dando atenção í s necessidades sociais por razões externas, mas também integrando-se í s necessidades formativas e sociais de seus membros. Tal atuação pode inspirar ações e condutas de outros grupos de educação tutorial.

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Biografia do Autor

Michelle Zampieri Ipolito

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Professora da Universidade de Brasí­lia. Tutora do grupo PET Ceilândia UnB. 

Daniel Perdigão, Universidade de Brasí­lia - UNB

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de Brasí­lia. Colaborador do grupo PET Ceilândia UnB. 

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Michelle Zampieri Ipolito, & Daniel Perdigão. (2021). PET CEILÂNDIA: dialogicidade para servir à diversidade. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3637

Edição

Seção

Dossiê