OFICINA DE ZINE

proposta de letramento literário e análise da representação do "˜analfabeto endinheirado"™ na literatura brasileira

Autores

  • Carla Hellen Torres Instituto Federal de Brasí­lia - IFB
  • Maria Eneida Matos da Rosa Instituto Federal de Brasí­lia - IFB
  • Jorge Alves Santana Universidade Federal de Goiás - UFG

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a tipologia de um personagem representado na literatura brasileira em algumas narrativas selecionadas, tendo como pano de fundo o contexto histórico. Dessa forma, movida pelo interesse em refletir acerca da dinâmica de colonização, exploração e subserviência presentes ao longo da história do paí­s e que moldaram a identidade nacional brasileira, surgiu a ideia da produção de oficinas literaÌrias e digitais, aÌ€ luz dos estudos sobre letramento literário e digital e conceitos apontados por Theodor Adorno sobre a "teoria da semiformação" (2010), de Pierre Bourdieu, sobre "poder simbólico" (2005) e Aní­bal Quijano sobre "colonialidade de poder" (2005). Propomos fazer uma pesquisa que se encaixasse no ní­vel da pesquisa-ação criÌtica, processo que valoriza a construção cognitiva da experiência, sustentada por reflexão criÌtica coletiva, com vistas aÌ€ emancipação dos sujeitos. Por fim, apresentaremos alguns resultados alcançados na oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Hellen Torres, Instituto Federal de Brasí­lia - IFB

Graduanda do curso de Pedagogia, IFB-São Sebastião e bolsista CNPQ, Edital Nº 06/RIFB, de 20 de abril de 2020.

Maria Eneida Matos da Rosa, Instituto Federal de Brasí­lia - IFB

Professora Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS). Docente do Instituto Federal de Brasí­lia (IFB) e pesquisadora de pós-doutorado UFG. 

Jorge Alves Santana, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Associado IV da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.  

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Carla Hellen Torres, Maria Eneida Matos da Rosa, & Jorge Alves Santana. (2021). OFICINA DE ZINE : proposta de letramento literário e análise da representação do "˜analfabeto endinheirado"™ na literatura brasileira. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3641

Edição

Seção

Artigos