LETRAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Luciene da Silva Santos Bomfim Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS
  • Yasmine Braga Theodoro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O aumento da comunicação digital no cotidiano das escolas, principalmente, no contexto da pandemia decorrente da doença causada pelo novo coronaví­rus (Covid-19), vem demandando, cada vez mais, um letramento crí­tico, para o qual a educação deve priorizar uma postura ativa e reflexiva desses estudantes, estimulando-os a compreender a realidade em que estão inseridos para que tenham condições de agir em prol de mais justiça e igualdade nas relações sociais. Sendo assim, esta proposta tem por objetivo apresentar uma experiência interdisciplinar realizada remotamente por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Como resultado, pode-se dizer que os alunos tiveram uma postura bastante ativa durante todo o processo, saindo do papel de receptores de conhecimento e passando a produtores. Além disso, os participantes puderam entender como os campos do saber dialogam entre si para pensar um tema ou problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene da Silva Santos Bomfim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEL/UFMS; docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS.

Yasmine Braga Theodoro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Luciene da Silva Santos Bomfim, & Yasmine Braga Theodoro. (2021). LETRAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3642

Edição

Seção

Artigos