BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões

Autores

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC vem instigando inúmeras reflexões no campo curricular e especialmente, sobre a Educação Infantil, ao propor a definição de saberes à educação de crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das produções com esta temática, por meio das produções acadêmicas que analisam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A abordagem metodológica é bibliográfica de cunho qualitativo realizada a partir de uma pesquisa no acervo da plataforma do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia -IBICT. A partir de nove dissertações produzidas entre 2017 e 2020, evidenciamos que as análises circundam três temas: a elaboração da BNCC-EI; as epistemologias para Educação Infantil; e a atuação do documento nos contextos escolares. Diante disso, concluí­mos que a BNCC-EI foi tecida por controvérsias, que repercutem nas concepções acerca da intencionalidade educativa da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Karine Weber, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Educação (PPGE-UFSM). 

Caroline Foggiato Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (PPGE-UFSM). Doutoranda em Educação (PPGE-UFSM). 

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação (UFPel). Professora adjunta da UFSM no departamento de Administração Escolar. 

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Karine Weber, Caroline Foggiato Ferreira, & Andressa Aita Ivo. (2022). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841