BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
interpretações sublinhares e suas possíveis reflexões
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC vem instigando inúmeras reflexões no campo curricular e especialmente, sobre a Educação Infantil, ao propor a definição de saberes à educação de crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das produções com esta temática, por meio das produções acadêmicas que analisam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A abordagem metodológica é bibliográfica de cunho qualitativo realizada a partir de uma pesquisa no acervo da plataforma do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia -IBICT. A partir de nove dissertações produzidas entre 2017 e 2020, evidenciamos que as análises circundam três temas: a elaboração da BNCC-EI; as epistemologias para Educação Infantil; e a atuação do documento nos contextos escolares. Diante disso, concluímos que a BNCC-EI foi tecida por controvérsias, que repercutem nas concepções acerca da intencionalidade educativa da Educação Infantil.