ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ

Autores

Resumo

Este trabalho analisou o Documento Curricular Referencial do Ceará do (DCRC) Ensino Fundamental para a área de Educação Fí­sica. Caracterizou-se como um estudo documental de abordagem qualitativa, tendo como categorias de análise: os Conteúdos de ensino e aprendizagem; Fundamentos teóricos; Articulação entre o universal e o local na disciplina; Abordagem da questão da diversidade na disciplina. Evidenciou-se que incongruências na oferta de determinados Conteúdos nos anos iniciais, no tocante a Fundamentação Teórica, percebe-se uma hibridização de teorias pedagógicas, na Articulação entre o local e o universal e na Abordagem da diversidade, identificou-se avanços relevantes. Para além da análise documental da DCRC, se faz necessário o acompanhamento no ambiente escolar dos impactos desse referido documento, tendo como análise a ação docente e aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Baturité. 

José Ribamar Ferreira Júnior, Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO

Mestre em Educação Fí­sica (UFRN). Docente da Rede Estadual do Ceará e do Centro Universitário Fametro (Unifametro).

Diego Luz Moura, Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre e doutor em Educação Fí­sica (UGF). Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Moreira Martins, R. ., José Ribamar Ferreira Júnior, & Diego Luz Moura. (2022). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3842