AS MULHERES COMO EDUCADORAS

a feminização no magistério

Autores

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituí­do por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simeire da Silva Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda no Programa de Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Luciana Raimunda de Lana Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, no municí­pio de Comodoro-MT. 

Regiane Cristina Custódio, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Simeire da Silva Santos, Luciana Raimunda de Lana Costa, & Regiane Cristina Custódio. (2022). AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851