A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE

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Resumo

O artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indiví­duo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade.

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Biografia do Autor

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará em cursos de Graduação e de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Filosofia. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate. Lí­der do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana - GEPOS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia – GEPEF. 

Adauto Lopes da Silva Filho

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação (UFC). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crí­tica, Filosofia e Educação

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Fátima Maria Nobre Lopes, & Adauto Lopes da Silva Filho. (2022). A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(25). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852