FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS)
imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores
Palavras-chave:
Resolução nº 02/2019; Formação de professores; Curso de Pedagogia; Epistemologia da Pedagogia.Resumo
Neste texto realizam-se problematizações sobre a Resolução nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum de Formação Inicial de Professores, tendo como foco de análise o campo epistêmico da Pedagogia e os impactos dessa legislação para os processos formativos da graduação em Pedagogia no Brasil. Busca-se respostas à questão: que princípios epistemológicos fundamentam o texto da Resolução do CNE/CP, nº 02/2019 e quais decorrências acarretam para as práticas pedagógicas de formação de docentes nos cursos de graduação em Pedagogia? Metodologicamente, procedeu-se com a análise da Resolução nº 02/2019, realizando um cotejamento das normatizações dispostas com estudos sobre a epistemologia da Pedagogia. Foi possível constatar que não existe menção à Pedagogia como campo de conhecimento no conteúdo do referido marco legal. Assim, prevalecem orientações prescritivas para os currículos dos cursos de Pedagogia, centralizadas em propostas praticistas, neotecnicistas, esvaziadas teoricamente, revelando fortes influências epistemológicas do paradigma da racionalidade técnica.
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