FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS)

imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores

Autores

Palavras-chave:

Resolução nº 02/2019; Formação de professores; Curso de Pedagogia; Epistemologia da Pedagogia.

Resumo

Neste texto realizam-se problematizações sobre a Resolução nº 02/2019 que institui a Base Nacional Comum de Formação Inicial de Professores, tendo como foco de análise o campo epistêmico da Pedagogia e os impactos dessa legislação para os processos formativos da graduação em Pedagogia no Brasil. Busca-se respostas à questão: que princí­pios epistemológicos fundamentam o texto da Resolução do CNE/CP, nº 02/2019 e quais decorrências acarretam para as práticas pedagógicas de formação de docentes nos cursos de graduação em Pedagogia? Metodologicamente, procedeu-se com a análise da Resolução nº 02/2019, realizando um cotejamento das normatizações dispostas com estudos sobre a epistemologia da Pedagogia. Foi possí­vel constatar que não existe menção à Pedagogia como campo de conhecimento no conteúdo do referido marco legal. Assim, prevalecem orientações prescritivas para os currí­culos dos cursos de Pedagogia, centralizadas em propostas praticistas, neotecnicistas, esvaziadas teoricamente, revelando fortes influências epistemológicas do paradigma da racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), linha de pesquisa Currí­culo, Formação e Práticas Pedagógicas do PPGE da UEFS. Professor substituto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp. E-mail: jefferson.moreira@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

Maria Amélia do Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada Especialista em Administração Escolar pela Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Especialista em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora 2 CNPq, desde 2007. Atua como Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Lí­der do grupo de pesquisa Pedagogia Critica: Práticas e Formação, da Universidade Católica de Santos e vice-coordenadora da Cátedra Paulo Freire na mesma instituição. E-mail: ameliasantoro@uol.com.br ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3867-5452

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sócia da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). E-mail: aline_mascarenhas@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7372-5411 

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

da Silva Moreira, J., do Santoro Franco, M. A., & Nunes Mascarenhas, A. D. (2022). FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858