A PRÁTICA DO PRIVADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Educação pública, Parcerias público-privado, Mercantilização da educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender a prática do privado e suas intervenções na educação pública, a partir da reforma do Estado da década de 1990. Para tanto, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, que discute o processo de mercantilização da educação pública, mediante as parcerias público-privado, a partir da década de 1990, de forma incisiva por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. As parcerias público-privado são anunciadas como alternativas para a melhoria do ensino e para alcançar uma educação de qualidade, contudo, são uma expressão das políticas neoliberais de desmonte dos direitos sociais conquistados por meio de embates travados pela classe trabalhadora.
Downloads
Referências
ALVES, Giovani. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2000.
BRASIL. Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias; Documento Final Conferência Nacional De Educação (CONAE). Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: [http://conae.mec.gov .br/images/stories/pdf/pdf/documetos/documento_final.pdf] Acesso em: 15 nov. 2020.
BRASIL. Lei n° 010172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Disponível em: [http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf] Acesso em: 17 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.005/2014 de 05 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm] Acesso em: 17 nov. 2020.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. Disponível em: [http://www.biblioteca.presidencia.gov.br /publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf] Acesso em: 23 maio 2020.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill. Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill (orgs.). O Público Não-Estatal na Reforma do Estado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, pp. 15-48. Disponível em: [https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/192477/modresource/content/1/84 PublicoNaoEstataRefEst.p.pg.pdf] Acesso em: 09 jun. 2020.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK. Peter Kevin. Reforma do Estado e administração pública gerencial. 7ª ed. Rio de Janeiro Editora FGV, 2006.
DEITOS, Roberto Antonio. Políticas públicas e educação: aspectos teórico-ideológicos e socioeconômicos. Acta Scientiarum. Education, v. 32, n. 2, jul./dez. p. 209-218. 2010. Disponível em: [https://doi.org/10.4025/actascieduc.v32i2.11869] Acesso em: 11 fev. 2022.
FALEIROS, Vicente de Paula. O que é política social. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991 (Primeiros Passos).
FERNANDES, Antônio Sérgio Araújo., BORGES André. Idéias fora do lugar: o neoliberalismo como categoria de análise das políticas sociais no Brasil. Organização & Sociedade. v. 15, n. 46, jul./set. 2008. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/S1984-92302008000300001] Acesso em: 11 fev. 2022.
FREITAS, Luiz Carlos de. Processo de privatização da Educação Básica está mais perto com a Base Nacional Comum Curricular. [Entrevista concedida a] SINPRO Campinas e Região, em 05 de abril de 2020. Tema: A atual conjuntura do país. Disponível em: [https://www.sinprocampinas.org.br/noticias/noticias/processo-de-privatizacao-da-educacao-basica-esta-mais-perto-com-a-base-nacional-comum-curricular/] Acesso em 20 maio 2020.
GIDDENS, A. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LEHER, Roberto. Reforma do Estado: o privado contra o público. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1 n. 2: p. 203-228, 2003. Disponível em: [https://www.scielo.br/pdf/tes/v1n2/03.pdf] Acesso em: 15 mar. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 38-62, jan. / mar. 2016.
MARX, Karl. O Capital. Vol. 2. 3ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia alemã. Trad. Castro e Costa, Luis Claudio. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo, Boitempo. 2005.
MÉSZAROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo Editorial. 2003.
MÉSZAROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição / István Mészarós; tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. - 1. ed. Boitempo, 2011.
MORAES, Reginaldo. Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai? São Paulo: Senac Editora, 2001. (Série ponto futuro, v. 6).
PERONI, Vera Maria Vidal. A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 19-31, maio/ago. 2012. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/pp/a/tpC76cg8bvZGYZJW5BwSfkR/?format=pdf&lang=pt] Acesso em: 11 fev. 2022.
PERONI, Vera Maria Vidal. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In: Vera Lúcia Bazzo; Ludimar Pegoraro. Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre, RS: UFRGS. 2006. p. 11-23.
PERONI, Vera Maria Vidal. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2018. Disponível em: [http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/peroni.pdf] Acesso em: 28 maio 2020.
PERONI, Vera Maria Vidal; SCHEIBE, leda. Privatização da e na educação: Projetos societários em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 387-392, jul./dez. 2017. Disponível em: [file:///C:/Users/ CLIENTE/Downloads/831-2527-1-PB.pdf.] Acesso em: 30 maio 2020.
PIRES, Daniela de Oliveira. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. 2009. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SANDRI, Simone. A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em disputa a formação dos jovens e a gestão da Escola Pública. 2016. 252 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: [https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/43876/R%20-%20T%20-%20SIMONE%20SANDRI.pdf?sequence=1&isAllowed=y] Acesso em: 11 fev. 2022.
SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 – Especial. p. 1231-1255, out. 2007. Disponível em: [https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf] Acesso em: 22 jun. 2020.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras, Dourados/MS, v. 4, n. 11, p. 21-38, mai./ago. 2014. Disponível em: [https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4359]. Acesso em: 11 fev. 2022.
SOUZA JÚNIOR, Justino de. A crise da escola. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. Disponível em: [http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10234/1/2014_liv_jdsjunior.pdf] Acesso em: 19 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.