DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA
registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Pedagogia, Ensino Superior, Pedagogo, Formação pedagógicaResumo
Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da S.; BRZEZINSKI, Iria; FREITAS, Helena Costa L.; SILVA, Marcelo Soares Pereira da; PINO, Ivany Rodrigues. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da Educação. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
BARZOTTO, Valdir Heitor. Iniciação à investigação científica: potencialidades e perspectivas..In P. F. González e J. M. Á. de Lima. JOIN 2016: I Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores – Atas (pp. 10-16). Universidade dos Açores, Ponta Delgada. (2017).
BREZINKA, Wolfgang. Sobre las esperanzas del educador y la imperfección de la pedagogía. Revista española de pedagogía, año LX, n.º 223, septiembre-diciembre 2002, 399-41. Disponivel em: https://revistadepedagogia.org/lx/no-223/sobre-las-esperanzas-del-educador-y-la-imperfeccion-de-la-pedagogia/101400009840/ Acesso em
CARR, Wilfred. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. 3 ed. Madrid: Ediciones Morata, 2002.
FREITAS, Helena de. As tensões políticas e o curso de Pedagogia. Live realizada no Ciclo de Estudos “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, UFPB, 2021.
JOCA, Alexandre Martins; SANTOS, Elzanir. Desafios iniciais do fazer-se pesquisador(a): (des) encontros que fazem caminhos. In: JOCA, Alexandre Martins; SOUSA, Kássia Mota de; GUIDOTTI, Viviane (Orgs.). A pesquisa na graduação: reflexões, experiências e saberes do(dis)centes. Cajazeiras: AINPGP, 2020, p. 28-40.
LIBÂNEO, José C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: Imprecisões Teóricas e Concepção Estreita da Formação Profissional de Educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006. https://www.scielo.br/j/es/a/mSLjpLJDzBytgc6t6VcsxYf/abstract/?lang=pt Acesso em 05/04/2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos: entre insistências e resistências - Entrevista a Jefferson da Silva Moreira. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180/964 Acesso em: 24/03/2022.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina. Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019, p. 19-64.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro. PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 18-48.
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A Pedagogia como lócus de formação de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528/209209213361
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil. Série-Estudos, v. 25, n. 55, set/dez., p. 117-131, 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1479/1118 Acesso em: 24/03/2022.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar . Acta Scientiarum. Education, 44(1), p. 1-10. e48662. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.48662 Acesso em: 20 de junho de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.