DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA

registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Pedagogia, Ensino Superior, Pedagogo, Formação pedagógica

Resumo

Este artigo tem como foco reflexões ensejadas por um ciclo de debates intitulado “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, promovido no ano de 2021 em uma universidade pública brasileira. Os encontros foram conduzidas com a participação direta de referências no debate sobre a Pedagogia, Selma Garrido Pimenta e Maria Amélia Santoro Franco, e sobre as políticas de formação docente, Helena de Freitas. Além da sistematização das principais ideias trazidas em cada sessão, apresentamos tensionamentos acerca da relação entre o curso e seu campo teórico de referência, a Pedagogia; relação entre fundamentos da educação e o campo pedagógico; currículos para formação generalista e currículos para formação segmentada e a formação para a pesquisa. Concluímos ser necessário e urgente a reflexão e construção de um curso que atenda aos princípios de uma formação sólida, articulada ao debate produzido no campo da Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado e Mestrado em Educação (UFPB). Pedagogo (UFCG). Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação.  

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Pós-Doutorado pelo PPGeduc/UNEB. Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação da Universidade Federal da Paraíba. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino.

Maria Alves de Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Integra a equipe do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e em Matemática - NEALIM/UFPB e é líder do GPEMAIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atualmente, exerce a função de coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da S.; BRZEZINSKI, Iria; FREITAS, Helena Costa L.; SILVA, Marcelo Soares Pereira da; PINO, Ivany Rodrigues. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da Educação. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 819-842, out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

BARZOTTO, Valdir Heitor. Iniciação à investigação científica: potencialidades e perspectivas..In P. F. González e J. M. Á. de Lima. JOIN 2016: I Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores – Atas (pp. 10-16). Universidade dos Açores, Ponta Delgada. (2017).

BREZINKA, Wolfgang. Sobre las esperanzas del educador y la imperfección de la pedagogía. Revista española de pedagogía, año LX, n.º 223, septiembre-diciembre 2002, 399-41. Disponivel em: https://revistadepedagogia.org/lx/no-223/sobre-las-esperanzas-del-educador-y-la-imperfeccion-de-la-pedagogia/101400009840/ Acesso em

CARR, Wilfred. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. 3 ed. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

FREITAS, Helena de. As tensões políticas e o curso de Pedagogia. Live realizada no Ciclo de Estudos “A Pedagogia e suas configurações identitárias”, UFPB, 2021.

JOCA, Alexandre Martins; SANTOS, Elzanir. Desafios iniciais do fazer-se pesquisador(a): (des) encontros que fazem caminhos. In: JOCA, Alexandre Martins; SOUSA, Kássia Mota de; GUIDOTTI, Viviane (Orgs.). A pesquisa na graduação: reflexões, experiências e saberes do(dis)centes. Cajazeiras: AINPGP, 2020, p. 28-40.

LIBÂNEO, José C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: Imprecisões Teóricas e Concepção Estreita da Formação Profissional de Educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006. https://www.scielo.br/j/es/a/mSLjpLJDzBytgc6t6VcsxYf/abstract/?lang=pt Acesso em 05/04/2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos: entre insistências e resistências - Entrevista a Jefferson da Silva Moreira. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180/964 Acesso em: 24/03/2022.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina. Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019, p. 19-64.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro. PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 18-48.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A Pedagogia como lócus de formação de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528/209209213361

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil. Série-Estudos, v. 25, n. 55, set/dez., p. 117-131, 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1479/1118 Acesso em: 24/03/2022.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar . Acta Scientiarum. Education, 44(1), p. 1-10. e48662. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.48662 Acesso em: 20 de junho de 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Rolim de Lima Severo, J. L., dos Santos, E., & Alves de Azerêdo, M. (2022). DILEMAS EPISTEMOLÓGICOS E FORMATIVOS DA PEDAGOGIA: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007