APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA

Modelos de formação em disputa

Autores

Palavras-chave:

formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam Matemática

Resumo

A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Fedral de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Fedral de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho (UNESP). 

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Pesquisa Filho (UNESP)

Professora do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP, Presidente Prudente (Brasil). Doutora em Educação pela PUC/SP e mestre em Matemática pela UFSCar.    

Referências

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

Gama da Costa, A. F., & Raquel Miotto Morelatti, M. (2022). APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA: Modelos de formação em disputa. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4038