APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA
Modelos de formação em disputa
Palavras-chave:
formação inicial; Início de Carreira; Professores que ensinam MatemáticaResumo
A Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019, que define as diretrizes para os cursos de licenciatura, apresenta-se como um novo projeto. Neste cenário de transição, investigou-se as contribuições da formação inicial, para professores que vivenciaram sua formação na vigência da Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Trata-se dos resultados de uma pesquisa de doutorado a respeito da formação inicial e início de carreira de 15 professores de Pedagogia que desenvolveram atividades de alternância pedagógica. Esta proposta sugere a antecipação das situações de prática de ensino, sob supervisão de professores e tutores, como uma das estratégias que contribui para uma inserção profissional menos traumática. Os resultados evidenciam importantes espaços para aprendizagem situada da docência. Observa-se ainda aspectos que contribuíram para uma mudança gradual de conhecimentos e possibilidades de atuação nas aulas de Matemática.
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