“VOCÊS ESTÃO OUVINDO?”:
desafios de um doutorando em contexto de pandemia da covid-19
Palavras-chave:
Covid-19, Ensino Remoto e Emergencial, DoutoramentoResumo
O ensaio tem como objetivo refletir em torno das vivências teórico-práticas de um estudante de doutorado matriculado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no contexto da pandemia da COVID-19. Como consequência do período pandêmico, o ensino nas instituições de educação superior do mundo inteiro começou a ser desenvolvido de forma remota e emergencial. Somado a essa questão, o IFRN passou por um processo de gestão pro tempore, no ano de 2020, que ocasionou consequências pedagógicas para o ensino remoto. Assim, os resultados do ensaio apresentam reflexões em torno dessas questões, sinalizando que se faz necessário investimento em educação pública, gratuita, laica e estatal para conseguirmos superar esses e outros desafios da contemporaneidade, sejam eles decorrentes das esferas da saúde pública ou da própria política local.
Downloads
Referências
FARAGE, Eblin Joseph; COSTA, Arley José Silveira da; SILVA, Letícia Batista da. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 226-257, abr. 2021.
IFRN. Resolução 50/2021 - CONSUP/IFRN, de 13 de outubro de 2021. Aprova e Disciplina a organização do trabalho dos servidores e estagiários em decorrência do
Coronavírus (COVID-19) e o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal-RN: IFRN, 2021. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/covid-19/resolucao-no-40-2021-consup-ifrn/view. Acesso em: 25 out. 2021.
IFRN. Portaria nº 501/2020-RE/IFRN, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas em todas as Unidades do IFRN, a partir do dia de sua publicação, por tempo indeterminado. Natal-RN: Reitoria do IFRN, 2020. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/ipanguacu/publicacoes/portaria-no-501-2020-suspensao-das-atividades-no-ifrn. Acesso em: 25 out. 2021.
IFRN. Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/regimentos/regimento-mestradodoutorado-2018. Acesso em: 26 jan. 2021.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner. Petrópolis: Vozes, 2019.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de. Estágio docente de doutoramento em tempos de pandemia da COVID-19: algumas reflexões. Natal: PPGEP/IFRN, 2020. (Relatório técnico-científico de estágio de docência). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1rPET7eWlnxUyGEDO3RPB0Djd9Y-zvaOu/view. Acesso em: 25 out. 2021.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 29.512, de 13 de Março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Executivo Estadual. Natal-RN: Palácio de Despachos de Lagoa Nova, 2020. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200314&id_doc=677161. Acesso em: 25 out. 2021.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2 ed. São Paulo: Expressão popular, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.