O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

experiência com o trabalho docente

Autores

Palavras-chave:

Formação, trabalho docente, Estágio Remunerado, educação superior

Resumo

O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola).Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas.

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Biografia do Autor

Berenice Lurdes Borssoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. Membro do grupo de pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT).

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Professora da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa GEU/UNEMAT/UFMT e membro do grupo de pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT).

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

Silveira Portelinha, Ângela M., Borssoi, B. L., & de Nez, E. (2022). O ESTÁGIO REMUNERADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: experiência com o trabalho docente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4220