FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTABILIDADE E SABERES POPULARES NO PROEJA-FIC
diálogos com o ensino de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação Cidadã, Proeja-FIC, Saberes Populares, SustentabilidadeResumo
O artigo objetivou identificar como as produções cientificas abordam os temas formação cidadã, cidadania, sustentabilidade, saberes populares e ensino de Ciências no Proeja-FIC. Aplicaram-se filtros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com as categorias teóricas e de análises: cidadania e sustentabilidade no Proeja-FIC, saberes populares e ensino de Ciências na EJA, saberes populares e ensino de Ciências, formação cidadã e Proeja-FIC. A pesquisa é do tipo Estado da Arte. Os resultados apontaram onze publicações que versam sobre os temas propostos, constatando-se que os assuntos perpassam: cidadania; sustentabilidade; diálogos entre saberes populares e ensino de Ciência; formação cidadã e Proeja. Percebeu-se que sustentabilidade é aplicado somente no aspecto ambiental e os saberes dos sujeitos do Proeja são considerados a partir de uma prática dialógica entre o conteúdo científico e esses saberes por meio da mediação pedagógica histórico-crítica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Vinícius Borges de. A proposta de uma escola cidadã no município de Uberaba: permanências e alterações entre os anos de 1993 e 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2017. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/443. Acesso em: jul. 2021.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BEVILAQUA, Karen Affonso. Pensando além da produção: uma análise da agricultura familiar como ferramenta de consolidação da sustentabilidade pluridimensional e da segurança alimenta. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, SP, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/148615. Acesso em: jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base: PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Brasília: MEC, agosto 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: jul. 2021.
BRASIL, Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Brasília: DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jul. 2021.
BRITO, Ana Vládia da Costa O programa territórios da cidadania e o desenvolvimento rural sustentável. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.2013. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6263. Acesso em: jul. 2021.
CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa; CORRÊA, Walquíria Kruger. Desenvolvimento Rural Sustentável: algumas considerações sobre o discurso do governo federal. Rio Claro, São Paulo, v. 29, n.2, mai./ago. 2004 Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/viewArticle/859. Acesso em: 12 jul. 2021.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p.13-24.
DAROS, Dilnei Abel. Proejando com os saberes: aprendizado significativo com a utilização da pesquisa sócio antropológica no ensino de história. 2016, p.190. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1177. Acesso em: jul. 2021.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Juventudes em políticas públicas: o estado da questão em pesquisas cearenses (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 15, p.163, 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457. Acesso em: 20 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 267 - 274.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. 2009. Disponível em:
http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3397. Acesso em: jul. 2021.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à Década da Educação para o Desenvolvimento sustentável. Coleção/Série: Série Unifreire vol. 2. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
GIMONET, Jean Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. V. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
JACOBI, Pedro. Educar para Sustentabilidade: complexidade, reflexividade, desafios. Revista Educação e Pesquisa, vol. 31/2-maio-agosto 2005, FEUSP.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.
MATOS, Doroty. Educação para a Sustentabilidade: uma visão da história da educação socioambiental no Brasil e o caso da REDECRIAR de Porto Alegre – RS. 2011. p. 214. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo – SP, 2011. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METO_e47c38c4ecd656e2fc3b87bcd92a982e. Acesso em: jul. 2021.
MATTOS, Gileine Garcia. de. Ensino de química e saberes populares em uma escola do campo. 2016. p.143. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RJ, 2016. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/2893. Acesso em: jul. 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Edipro, 2015.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. Imprensa: Brasília, Senado Federal, Conselho Editorial, Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2002. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:1967;000048640. Acesso em: jul. 2021.
MORAES, Flávia Roberta Silva. O Ensino de Ciências da Natureza em Escolas do Campo: Aproximando os Saberes do Campo e o Conhecimento Científico. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3647. Acesso em: jul. 2021.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2013.
OLIVEIRA, Diego Greinert de. A medicação pedagógica com prática docente; uma análise da pedagogia histórico-crítica e demais correntes pedagógicas. Revista eletrônica: LENPES-PIBID de ciências sociais- UEL. Edição n. 2, v. 1, jul-dez.2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/DIEGO%20-%20para%20publicar%20revista%20lenpes.pdf. Acesso em: jul. 2021.
PASSOS, Maria das Graças Serudo. Pedagogia da alternância: caminho possível para a formação e valorização dos sujeitos sociais do campo nos cursos do IFAM/Campus Manaus Zona Leste. 2011. p.89. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2011. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3825. Acesso em: jul. 2021.
PIMENTA, Tânia Salgado. Terapeutas Populares e Instituições Médicas na Primeira Metade do Século XIX. In: CHALHOUB, S. et al. (Org.) Artes e Ofícios de Curar no Brasil. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2003.
RAMOS, Marise Nogueira. Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional. Revista Educação e Realidade, v. 35, jan/abril 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11029/0. Acesso em: jul. 2021.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e Educação: fundamentos Ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 154, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
SEREVINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Editora Cortez, 24. ed. 2018.
SILVA, Mona Lisa Dias da. A questão da sustentabilidade nas concepções e práticas docentes: um estudo com licenciados de ciências biológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Rural de Pernambuco, Recife, PE, 2019. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8335. Acesso em: jul. 2021.
SILVA, Dayse Kelley da. A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de Educação Científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2017. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/978. Acesso em: jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Pedro Alves da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.