PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR PÓS-PANDÊMICO

perspectivas em valorização das memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5687

Palavras-chave:

Prática Educativa, Memória, Portfólios, Formação Docente

Resumo

Considerando as singularidades e demandas do processo de formação docente, o presente trabalho buscou compreender por meio de uma prática educativa em Metodologia Científica, entre graduandos(as) de Matemática, os cenários, perspectivas de aprendizagens e valorização das memórias, no contexto pós-pandemia. Diante dos novos cenários educacionais, foi feita uma análise sobre as práticas educativas, destacando a valorização da memória individual/coletiva pelo uso de portfólios no processo de formação inicial.  Trata-se de um Estudo de Caso (GIL, 2002), em que os resultados foram obtidos por meio da análise dos portfólios produzidos pelos(as) graduandos(as) no decorrer da disciplina. Constatou-se que a utilização do portfólio como prática educativa contribuiu para o desenvolvimento e sistematização das aprendizagens dos discentes, despertando a curiosidade em relação à pesquisa, e fortalecendo as memórias, bem como o desenvolvimento do senso crítico.

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Educação pela UFPB. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri e no ProfEPT, Campus Parnaíba.

Maria Keilana Alves da Silva , Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado pela CAPES.

Jorrana Sthefany Magalhães Amaral , Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela CAPES.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Silva, J. F. L. e ., Silva , M. K. A. da ., & Amaral , J. S. M. . (2024). PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR PÓS-PANDÊMICO: perspectivas em valorização das memórias. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5687

Edição

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Artigos