PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR PÓS-PANDÊMICO
perspectivas em valorização das memórias
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5687Palavras-chave:
Prática Educativa, Memória, Portfólios, Formação DocenteResumo
Considerando as singularidades e demandas do processo de formação docente, o presente trabalho buscou compreender por meio de uma prática educativa em Metodologia Científica, entre graduandos(as) de Matemática, os cenários, perspectivas de aprendizagens e valorização das memórias, no contexto pós-pandemia. Diante dos novos cenários educacionais, foi feita uma análise sobre as práticas educativas, destacando a valorização da memória individual/coletiva pelo uso de portfólios no processo de formação inicial. Trata-se de um Estudo de Caso (GIL, 2002), em que os resultados foram obtidos por meio da análise dos portfólios produzidos pelos(as) graduandos(as) no decorrer da disciplina. Constatou-se que a utilização do portfólio como prática educativa contribuiu para o desenvolvimento e sistematização das aprendizagens dos discentes, despertando a curiosidade em relação à pesquisa, e fortalecendo as memórias, bem como o desenvolvimento do senso crítico.
Downloads
Referências
AMANCIO, I. A. P. Portfólio: desafio à prática e à formação docente. 2011. 166 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13539. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRITO, C. R. da S. Estudo do caso de portfólio às competências. Dissertação de mestrado - Universidade da Beira Interior, Covilhã. Portugal, 2009.
CHAUÍ, M. de S. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento de Patrimônio Histórico, 1992.
FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, ed. 247, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Teresina - PI: 2023.
IZQUIERDO, I. Memórias. Estudos Avançados, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 89-112, 1989. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8522. Acesso em: 12 set. 2023.
LE GOFF, J. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão. 5. ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PEREIRA, J. T. Educação e sociedade da informação. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2017. p. 13-24.
SANTOS, F. D. O direito fundamental à memória. 2008. Tese (Doutorado em direito). Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4176. Acesso em: 10 jul. 2023.
SILVA, J. F. L. e. Saberes da pesquisa na formação continuada de professores: contribuições para aprendizagens significativas. 2021. 376 p. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2021/02/Tese_JOSELMA-FERREIRA-LIMA-E-SILVA.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joselma Ferreira Lima e Silva, Maria Keilana Alves da Silva , Jorrana Sthefany Magalhães Amaral (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.